Fuja do ritmo acelerado para se tornar um agricultor italiano com a Airbnb

Com janeiro a deixar a sua marca e o regresso ao trabalho a tornar-se uma dura realidade, um novo estudo* da plataforma Airbnb mostra que 54% dos inquiridos estão ansiosos por desacelerar, apreciar a vida e recuperar algum equilíbrio. A plataforma Airbnb e a Wonder Grottole, uma ONG local que promove a recuperação urbana, estão a tornar este sonho uma realidade através de uma oportunidade única para escapar ao trabalho quotidiano com um período sabático italiano na bela localidade de Grottole.

Situada no topo de uma colina na pitoresca localidade de Matera, no sul de Itália, fica a pequena vila de Grottole, que com apenas 300 habitantes no seu centro histórico e mais de 600 casas vazias, corre o risco de desaparecer e necessita de apoio. Para ajudar a dar uma nova vida à vila, a plataforma Airbnb está a ajudar a Wonder Grottole a procurar quatro pessoas para se voluntariarem como anfitriões de Experiências e Casas durante três meses. Vão ser transformados em cidadãos temporários da vila, onde vão aprender a língua italiana, ajudar no cultivo da horta comunitária e aprender a cozinhar pratos italianos deliciosos, confecionados com os produtos que os próprios vão cultivar.

Itália é um país extraordinário com uma comunidade rural forte e vibrante, inúmeras vilas no topo de colinas e uma cultura apaixonada e acolhedora. Queremos ajudar a preservar estas comunidades para que continuem para as gerações futuras. Ao inspirar e apoiar outras pessoas para se envolverem e contribuírem efetivamente para a vida da vila, esperamos destacar a beleza da Itália rural”.

Joe Gebbia, co-fundador e Chief Product Officer da plataforma Airbnb

Os quatro voluntários vão estar imersos na vida da comunidade, começando a sua jornada com um mês de formação antes de se tornarem anfitriões da plataforma Airbnb de Casas e Experiências com a Wonder Grottole. Como anfitriões na plataforma Airbnb, vão receber os hóspedes numa bonita divisão do centro comunitário local ou numa Casa tradicional no centro da vila. Em simultâneo, vão também atuar como anfitriões de Experiências de Impacto Social; mostrando aos visitantes técnicas tradicionais como a horticultura, colheita de mel, fabrico de massa e azeite. Todos os produtos destas Experiências vão ser reinvestidos na vila.

O nosso sonho é repovoar o centro histórico. Daqui a dez anos, gostaríamos de ver a vila repleta de pessoas de culturas diferentes perfeitamente integradas na comunidade local.

Silvio Donadio, fundador da Wonder Grottole

Os voluntários vão aprender com outros anfitriões experientes na plataforma Airbnb, onde se inclui Rocco, o apicultor residente que vive na vila há mais de 30 anos. “Chegadas a Grottole vindas de uma grande cidade, as pessoas vão encontrar uma vila antiga, repleta de bosques e pastagens. Encorajamos a que deixem tudo para trás e se conectem com o nosso modo de viver. Vão experienciar uma nova dimensão”, explica Rocco.

Vincenzo, o produtor de azeite, acrescenta: “Os visitantes que venham para Grottole vão viver num local tranquilo com um ritmo calmo. Não há trânsito, nem caos ou poluição, há boa comida e acima de tudo pessoas acolhedoras. As pessoas de fora vão trazer uma nova energia à nossa vila e devem estar disponíveis para partilharem as suas histórias connosco. Somos bons ouvintes”.

A Sabática Italiana é patrocinada pela plataforma Airbnb e promovida pela ONG Wonder Grottole como parte de uma parceria mais ampla da plataforma Airbnb com a Fondazione Matera Basilicata 2019. A parceria visa promover mais a ideia de visitantes como cidadãos temporários a interagir com a comunidade local e atrair viajantes a visitar Basilicata para Matera Capital Europeia da Cultura 2019.

Para se candidatar, visite www.italiansabbatical.com e preencha o formulário de candidatura. Antes de preencher o formulário, leia cuidadosamente as regras de seleção aqui.

Os candidatos devem ser maiores de 18 anos, estarem disponíveis para se mudar para Grottole por três meses, de junho a agosto de 2019 para serem voluntários da ONG Wonder Grottole e apresentar um bom nível de inglês oral. Vão aprender italiano durante a viagem. Os candidatos também têm de demonstrar o seu compromisso no contributo para a vida da vila.

A Sabática Italiana é um projeto promovido pela Wonder Grottole e patrocinado pela plataforma Airbnb. A seleção final das quatro pessoas será anunciada a 29 de março de 2019. O período sabático está aberto a residentes, com 18 anos ou mais dos seguintes países: Estados Unidos da América, México, Argentina (exceto na província de Mendoza), Itália, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Holanda, Austrália, Índia e Japão. Consulte aqui as regras de seleção.

* Estudo realizado pela OnePoll em nome da plataforma Airbnb em novembro e dezembro de 2018. 9000 pessoas no Reino Unido, EUA, França, Alemanha, Espanha, Itália, Índia e México foram inquiridas.

Sobre a Wonder Grottole

A Wonder Grottole é um projeto baseado na comunidade (e negócio): para reinventar o centro de Grottole na renovação de uma série de edifícios abandonados. É uma experiência, para reunir pessoas de todo o mundo. Local e global, material e imaterial, passado e futuro. Divertindo-nos, inventando novas questões e hipóteses para uma nova ideia de lar. Uma comunidade onde o trabalho e o tempo livre se sobrepõem, tentando desenvolver novos modelos para a agricultura e turismo. É uma longa jornada, está interessado em participar?